top of page

PARCEIROS

O consórcio foi estabelecido tendo em conta as diferentes áreas relevantes para a prossecução do projeto e as competências atribuídas a cada uma das entidades do consórcio, como garantia de otimização dos resultados. Atendendo à importância de objetivos que se pretende alcançar, a presente proposta é subscrita pela criação da parceria que reúne a Jacinto, a ADAI, a Sleeklab e a Categoria Funcional com distintas competências nas áreas que se pretendem abordar e que se complementam entre si:

adai_2005.jpg
ADAI (Associação para o Desenvolvimento da Aerodinâmica Industrial) – A ADAI é uma instituição do sistema científico nacional que tem vindo a desenvolver investigação aplicada na área dos incêndios florestais, desde 1985, com especial incidência na melhoria da segurança dos combatentes.
​
Representa um papel central no projeto pela sua responsabilidade na conceção, investigação e desenvolvimento das soluções propostas, contribuindo nas matérias relacionadas com a temática de combate aos incêndios.
​
Mundialmente conhecida pelo seu trabalho de mais de 30 anos dedicado ao estudo na área dos Incêndios Florestais (IF), possui o maior e mais bem equipado laboratório dedicada à investigação em IF (LEIF) na Europa. Os membros da ADAI têm uma vasta experiência na gestão de projetos nacionais e internacionais. A ADAI é responsável por cursos de comportamento do fogo e de segurança no combate da Escola Nacional de Bombeiros.
jacinto.png
Jacinto Marques de Oliveira Sucrs. Lda –  Com instalações situadas na cidade de Esmoriz, localizada a 25km a Sul da cidade do Porto, a Jacinto é uma empresa familiar cujas origens remontam ao ano de 1954, centrada na produção de sistemas de combate a incêndios, com vasta experiência internacional.
​
Promotora líder do Projeto, é líder no mercado nacional na produção de viaturas de combate a incêndios florestais e dispõe de uma quota importante no mercado internacional. Neste contexto, a empresa tem desenvolvido diversos projetos com sucesso internacional, entre os quais: fabrico de veículos ligeiros de combate a incêndios, urbanos e florestais, veículos tanque táticos urbanos e florestais e veículos de combate a incêndios em aeroportos.
​
Pela vasta experiência em desenvolver veículos para combate de incêndio, a JACINTO dispõe de capacidade técnica, uma equipa especializada nas mais variadas disciplinas do saber e infraestruturas para o desenvolvimento, teste, produção e promoção da solução proposta junto de várias entidades do sistema operativo nacional e internacional.
sleek.png
Sleeklab –  Situada em Coimbra, a Sleeklab conta com uma equipa dinâmica e multidisciplinar, especializada na conceptualização, montagem e operação de dispositivos com tecnologia DRONE para os mais variados propósitos.
​
Jovem empresa fundada em 2015, como resultado do trabalho de investigação e inovação no emprego de drones em diversas aplicações, nomeadamente no âmbito da Proteção Civil e Segurança. Conta com uma equipa de colaboradores detentores de conhecimento de engenharia elétrica, eletrónica e mecânica, maximizando a potencialidade dos projetos que desenvolve.
​
Com competências e currículo fundamentais para o sucesso do projeto, a sua participação permitirá garantir o ideal desenvolvimento do protótipo do drone/UAV com finalidade a combate de incêndio, quer pela capacidade técnica da sua equipa, como pelo trabalho de investigação inerente ao sucesso do projeto ao nível dos materiais, sistemas de propulsão, sensores e software.
LOGO CATEGORIA FUNCIONAL.png
Pioneira no conceito original do projeto, a Categoria Funcional é uma sociedade criada em junho de 2017, cujo presente projeto prevê aprofundar e desenvolver.
​
Com um vasto currículo na componente inventiva, a Categoria Funcional detém na sua equipa elementos com diversas patentes registadas no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Intelectual), detendo, inclusive, uma medalha de ouro no Salão de Inventores realizado pela World Intellectual Property Organization (WIPO) .
 
A participação da Categoria Funcional no projeto é crucial pela cedência de know-how e conhecimento (relacionadas com o pedido de patente) para a execução dos trabalhos e desenvolvimentos previstos.
bottom of page